Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Palavras são armas

“a luta de classes é a mãe de todas as lutas”

Palavras são armas

“a luta de classes é a mãe de todas as lutas”

Por favor, leiam este livro! "O Método Jacarta"

o metodoJ.PNG

Escolhido como um dos melhores livros do ano pelo Financial Times, Estado de São PauloPartido Comunista dos EUA e CounterPunch

Em 1965, o governo dos Estados Unidos ajudou o Exército indonésio a matar aproximadamente um milhão de civis inocentes – eliminando o maior partido comunista fora da China e da União Soviética e inspirando outros programas de terror semelhantes na Ásia, África e América Latina.

Nesta ousada e apreensiva história, Vincent Bevins extrai de documentos sigilosos recém desclassificados, pesquisas de arquivo e depoimentos de testemunhas oculares uma revelação chocante que atinge o mundo todo – inclusive o Brasil. Por décadas, acreditou-se que o mundo em desenvolvimento se moveu pacificamente para o sistema capitalista liderado pelos Estados Unidos. O Método Jacarta demonstra que o brutal extermínio de militantes de esquerda não armados foi fundamental para o triunfo final de Washington na Guerra Fria.

 Sobre o autor

Vincent Bevins é um premiado jornalista e correspondente. Cobriu o Sudeste Asiático para o Washington Post, reportando de toda a região e prestando especial atenção ao legado do massacre de 1965 na Indonésia. Antes, havia atuado como correspondente brasileiro do Los Angeles Times, também cobrindo partes próximas da América do Sul, e, antes disso, trabalhou para o Financial Times em Londres. Entre as outras publicações para as quais escreveu, estão New York Times, The Atlantic, The Economist, The Guardian, Foreign Policy, New York Review of Books, Folha de S.Paulo, The New Republic, The New Inquiry, The Awl, The Baffler, a revista New York e n+1. Vincent nasceu e foi criado na Califórnia e passou os últimos anos morando em Jacarta.

Sobre o livro:

“Hipnotizante. O Método Jacarta enfrenta pontos polêmicos de modo persuasivo e bem embasado, mas o livro realmente desponta como obra de jornalismo investigativo, narrando a história da violenta intromissão dos EUA no sudeste asiático e na América Latina, por meio dos relatos de quem foi afetado por ela.”
– Jacobin

“De forma trágica, aquilo que todos acreditavam que tínhamos deixado no passado voltou a se espalhar mais uma vez pela América Latina. O Método Jacarta nos ajuda a entender o momento que o Brasil vive hoje e sua conexão com um esquema global bem maior.”
– Paulo Coelho, autor de O Alquimista e O Diário de um Mago

“Um dos melhores, mais informativos e esclarecedores livros sobre a CIA e sobre o modo como essa agência moldou o papel que os Estados Unidos desempenharam no mundo real, e não no mundo da propaganda.”
– Glenn Greenwald, The Intercept

“Bevins vai além da tradicional história da Guerra Fria sobre corridas armamentistas e intrigas. Ele levanta questionamentos necessários. Será que a mania anticomunista do século XX tornou o mundo mais seguro? E se sim, para quem?”
– Foreign Policy

“Bevins não é o primeiro a observar que a Guerra Fria frequentemente ateou fogo no Terceiro Mundo, mas ele se sobressai mostrando os custos humanos dessa épica luta ideológica.”
– The New Republic

“Bevins fez um registro poderoso de eventos da história da Indonésia que geralmente são retratados de um jeito confuso… O Método Jacarta fornece uma cronologia facilmente digerível desse sangrento período da história indonésia e mundial.”
– South China Morning Post

“Este é um livro provocativo e necessário, um guia essencial para quem busca uma compreensão mais profunda do nosso mundo imperfeito. Altamente recomendado.”
– Jon Lee Anderson, redator da New Yorker

Excelente… Ancora-se em uma história que a maioria dos americanos nunca aprendeu e provavelmente preferia esquecer.”
— Ishaan Tharoor, Washington Post

“Um serviço público que reúne tópicos descontínuos para criar uma nova história radical dos Estados Unidos no exterior.”
– Benjamin Moser, Wall Street Journal

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub